Utilizado em cavalos há mais de 20 anos em diversos países
Sobre o Cartrophen Vet
O Cartrophen Vet (100 mg/ml de pentosano polissulfato de sódio ou PPS) é um tratamento para osteoartrite (OA, também conhecida como doença articular degenerativa ou DJD) e transtornos musculoesqueléticos relacionados em cavalos. Ele proporciona alívio ao agir na causa da dor e da claudicação. O Cartrophen Vet possui muitos locais de ação nos processos subjacentes da doença da artrite que ajudam a manter a saúde da articulação, incluindo a preservação da cartilagem da articulação. Portanto, é classificado como uma DMOAD (droga modificadora da doença osteoartrósica).
O Cartrophen Vet é um medicamento injetável com polissacarídeos sulfatados de origem vegetal. Ele beneficiará o cavalo, acometido pela OA aguda ou crônica, devido à natureza progressiva dessa doença. A intervenção antecipada com o Cartrophen Vet em lesões maximizará a restauração da função normal do tecido conjuntivo.

Osteoartrite
Os efeitos degenerativos da osteoartrite
A osteoartrite (OA) pode ser definida, na sua raiz, como a predominância de um estado catabólico que culmina na perda de função articular. A causa é multifatorial, incluindo também forças anormais sobre as articulações às quais cavalos atletas de alto desempenho são submetidos durante uma rotina de treinos intensa ou numa prova decisiva.
O tratamento de osteoartrite (OA) envolve dois objetivos: reduzir a dor que causa a claudicação e parar ou desacelerar o estado progressivo da doença. Como a patogênese é complexa e vários tecidos podem participar em maior ou menor grau, uma abordagem ideal é a que considera estes diversos componentes.
Articulação Saudável

Articulação Doente

Cartrophen Vet provou ser eficaz em 80% dos animais tratados.
Como funciona
Cartrophen Vet atua através dos seguintes mecanismos:
Estimula a síntese de matriz cartilaginosa pelos condrócitos.
anti-inflamatória e analgésica, proporcionando alívio da dor e da claudicação.
Promove a proliferação de condrócitos por meio da diferenciação das células precursoras mesenquimais (MPC).
Aumenta o aporte sanguíneo para a articulação ao mobilizar trombos e depósitos de fibrina do plexo periarticular.
Estimula a síntese de ácido hialurônico pelos sinoviócitos, melhorando a qualidade e aumentando a quantidade do líquido sinovial.
Aumenta a produção de enzimas que evitam o ataque de espécies reativas de oxigênio.
Estimula fatores de crescimento importantes para o estado anabólico da cartilagem.
Possui grande afinidade pelo tecido articular, permanecendo por até 4 dias após a administração.
Aumenta a eliminação de radicais livres, inibe e modula substâncias tóxicas, como enzimas, mediados pró-inflamatórios e proteínas, que degradam componentes da matriz cartilaginosa.
O Cartrophen Vet está sujeito a uma rigorosa fiscalização com relação à segurança e eficácia pelas autoridades de regulamentação em todos os países onde é vendido.
Durante estudos clínicos, o Cartrophen Vet mostrou-se eficaz em 80% dos casos. Em um recente, realizado no Japão, de acordo com a impressão dos veterinários, 96% dos casos melhoraram com o tratamento do Cartrophen Vet (dados no arquivo da Biopharm Australia Pty Ltd).
O Cartrophen Vet mostrou-se ser um tratamento eficaz contra artrite durante mais de 20 anos de uso comercial e milhões de doses administradas.
FAQ
AINEs PODEM SER USADOS SIMULTANEAMENTE AO CARTROPHEN VET?
É seguro utilizar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) com Cartrophen Vet. No entanto, é recomendado que AINEs não sejam administrados simultaneamente devido aos seus modos de ação conflitantes. Além disso, o alívio contra a dor oferecido pelos AINEs pode resultar em maior atividade do animal comprometendo a recuperação. A retomada prematura de exercícios intensos pode agravar a doença. As respostas a dores graves entre o Cartrophen Vet e os AINEs após uma semana do começo do tratamento são semelhantes. Se for necessário alívio imediato da dor, AINEs ou outros analgésicos podem ser utilizados antes do início do tratamento com Cartrophen Vet.
OS NUTRACÊUTICOS E SUPLEMENTOS PODEM SER USADOS SIMULTANEAMENTE AO CARTROPHEN VET?
Nutracêuticos, como glucosamina e sulfato de condroitina, são produtos nutricionais e precisam de um consumo diário na maioria dos casos. Cartrophen Vet é uma DMOAD que aborda os desequilíbrios nos processos subjacentes das articulações. Com uma dieta balanceada, um suplemento nutricional não é necessário.
CARTROPHEN VET É FABRICADO DE PRODUTOS ANIMAIS?
Cartrophen Vet é de origem vegetal, sendo derivado da madeira de faia e não é fabricado a partir de produtos de origem animal.
CARTROPHEN VET PODE SER USADO APÓS UMA CIRURGIA?
Sim. Geralmente, o tratamento é iniciado quando as suturas são removidas.
CARTROPHEN VET É SEGURO?
Cartrophen Vet tem uma baixa incidência de efeitos colaterais que são leves e transitórios. A estimativa de incidência real de reações adversas associadas com o Cartrophen Vet no Reino Unido foi 0,074% por administração. Este dado foi obtido através de submissões ao Veterinary Medicines Directorate de 1991 a 1999 e já leva em consideração uma taxa de apenas 10% das reações reportadas. Pequenas mudanças de comportamento (apatia e/ou letargia e/ou inapetência) por 1 ou 2 dias após a administração foram considerados efeitos relacionados ao produto. Embora a causa dessas reações ainda seja desconhecida, algumas evidências sugerem que uma elevação transitória de histamina pode estar envolvida. O uso de anti-histamínicos foi proposto como um tratamento racional nesses casos. Não houve evidência de sangramento espontâneo (local ou sistêmico) atribuído ao Cartrophen Vet (HANNON et al., 2003).
CARTROPHEN VET NÃO TEM UM EFEITO GLOBAL NO SISTEMA DE COAGULAÇÃO?
Após a injeção intravenosa em bólus do pentosano polissulfato no modelo de sangramento de orelha de coelho, um efeito hemorrágico mínimo, mas significativo, foi observado com 3 a 5 vezes a dose recomendada de Cartrophen Vet. O pentosano polissulfato, em humanos e animais de laboratório, mostra um leve efeito anticoagulante que está entre um sexto e um décimo da potência de heparina. No entanto, o pentosano polissulfato é um ativador potente do sistema fibrinolítico, pois estimula a liberação do ativador do plasminogênio tecidual do endotélio. O resultado do pentosano polissulfato nessas atividades é a dissolução de trombos em vasos sanguíneos sem um efeito anticoagulante acentuado. Por isso, o pentosano polissulfato, diferentemente da heparina, não exibe uma alteração global do sistema de coagulação sanguínea (MAFFRAND et al., 1991).