Cartrophen Vet restaura a função articular e controla a osteoartrite, devolvendo mobilidade e qualidade de vida ao animal. É classificado como DMOAD, Droga Modificadora da Doença Articular, por atuar nos eventos fisiopatogênicos da doença e restabelecer o equilíbrio metabólico da articulação, promovendo a cicatrização da cartilagem, perfusão articular e a modulação da inflamação e da dor crônica.

É um medicamento injetável a base do Pentosano Polissulfato de Sódio, com estrutura química semelhante aos glicosaminoglicanos. Seu mecanismo de ação está baseado em quatro pilares, sendo eles:

Tais efeitos possibilitam a reparação dos tecidos afetados e o retorno da função articular, controlando o processo degenerativo e suas consequências.
Indicado para cães, sem restrição de raça ou idade, com osteoartrite e desordens musculoesqueléticas relacionadas.

ESTUDOS CLÍNICOS DEMONSTRARAM QUE CARTROPHEN VET

MECANISMO DE AÇÃO

Seu mecanismo de ação permite restaurar a qualidade e função dos tecidos afetados pela OA, devolvendo a mobilidade e qualidade de vida ao animal. Por modular a inflamação e a dor crônica sem os efeitos colaterais que os fármacos classificados como SMOAD apresentam, Cartrophen Vet se tornou uma ferramenta importante no gerenciamento da osteoartrite.

Suas Principais ações são:

Melhorar a
perfusão articular

Aumentar a síntese de líquido sinovial e sua viscosidade

Promover a síntese de ácido hialurônico de alto peso molecular

Estimular os condrócitos a sintetizarem matriz cartilaginosa

Estimular a proliferação de fibroblastos e produção de
colágeno tipo II

Estimular a produção de fibrocartilagem e sua deposição nos locais de erosão e fissura da cartilagem hialina

Diminuir a exposição de osso subcondral e nociceptores

Modular os fatores inflamatórios e degradadores da cartilagem

DIFERENÇA ENTRE DMOAD E SMOAD

DMOAD

São Drogas Modificadoras da Doença Articular, que modulam o curso da doença, restaurando a qualidade e função dos tecidos afetados pela OA.

Exemplos:

SMOAD

São drogas Modificadoras dos Sintomas da Doença Articular, que diminuem os sinais clínicos como dor e claudicação.

Exemplos:

Indicações

Forma de Utilização

Sua administração é feita em ciclos trimestrais, semestrais ou anuais a depender da gravidade da doença e/ou de acordo com a avaliação do médico veterinário. Cada ciclo corresponde a 4 aplicações, sendo uma por semana durante 4 semanas, com efeitos mais evidentes a partir da segunda aplicação.

CÃES
3 mg/kg (0.3ml/10kg)
a cada 5-7 dias por
via subcutânea

Eficácia

Reduz o escore de claudicação e aumenta o ângulo de flexão das articulações com osteoartrite.

Diminui o infiltrado celular e a fibrose na cápsula articular com maior vascularização da membrana sinovia.

Apresenta resultados iguais ou superiores no alívio da dor e da claudicação quando comparado ao carprofeno e com efeitos mais duradouros.

Diminui a resposta inflamatória da membrana sinovial e atividade das metaloproteinases.

Apresenta efeito anabólico nos fibroblastos sinoviais resultando em um líquido sinovial mais viscoso.

Diminui a liberação de radicais livres e melhora a perfusão da articulação.

Benefícios

Controle do
processo degenerativo

Promove a cicatrização
da cartilagem

Modula a
inflamação

Controle
da dor

Restaura a
função articular

Devolve mobilidade e
qualidade de vida

SEGURANÇA

Cartrophen Vet tem uma baixa incidência de efeitos colaterais, que são considerados leves e transitórios. Episódios de êmese podem ocorrer após 5 a 15 minutos da primeira injeção e casos de apatia, letargia e/ou inapetência podem ser observados por até 24 ou 48 horas. Esses efeitos transitórios foram observados apenas em alguns animais – com casuística de 0.0296% em 3.300 ciclos aplicados.

CONTRAINDICAÇÕES

INFORMAÇÕES GERAIS

Depoimentos

Confira o que médicos veterinários que utilizam Cartrophen Vet estão dizendo:

FAQ

AINEs PODEM SER USADOS SIMULTANEAMENTE AO CARTROPHEN VET?
É seguro utilizar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) com Cartrophen Vet. No entanto, é recomendado que AINEs não sejam administrados simultaneamente devido aos seus modos de ação conflitantes. Além disso, o alívio contra a dor oferecido pelos AINEs pode resultar em maior atividade do animal comprometendo a recuperação. A retomada prematura de exercícios intensos pode agravar a doença. As respostas a dores graves entre o Cartrophen Vet e os AINEs após uma semana do começo do tratamento são semelhantes. Se for necessário alívio imediato da dor, AINEs ou outros analgésicos podem ser utilizados antes do início do tratamento com Cartrophen Vet.
OS NUTRACÊUTICOS E SUPLEMENTOS PODEM SER USADOS SIMULTANEAMENTE AO CARTROPHEN VET?
Nutracêuticos, como glucosamina e sulfato de condroitina, são produtos nutricionais e precisam de um consumo diário na maioria dos casos. Cartrophen Vet é uma DMOAD que aborda os desequilíbrios nos processos subjacentes das articulações. Com uma dieta balanceada, um suplemento nutricional não é necessário.
CARTROPHEN VET É FABRICADO DE PRODUTOS ANIMAIS?
Cartrophen Vet é de origem vegetal, sendo derivado da madeira de faia e não é fabricado a partir de produtos de origem animal.
CARTROPHEN VET PODE SER USADO APÓS UMA CIRURGIA?
Sim. Geralmente, o tratamento é iniciado quando as suturas são removidas.
CARTROPHEN VET É SEGURO?
Cartrophen Vet tem uma baixa incidência de efeitos colaterais que são leves e transitórios. A estimativa de incidência real de reações adversas associadas com o Cartrophen Vet no Reino Unido foi 0,074% por administração. Este dado foi obtido através de submissões ao Veterinary Medicines Directorate de 1991 a 1999 e já leva em consideração uma taxa de apenas 10% das reações reportadas. Pequenas mudanças de comportamento (apatia e/ou letargia e/ou inapetência) por 1 ou 2 dias após a administração foram considerados efeitos relacionados ao produto. Embora a causa dessas reações ainda seja desconhecida, algumas evidências sugerem que uma elevação transitória de histamina pode estar envolvida. O uso de anti-histamínicos foi proposto como um tratamento racional nesses casos. Não houve evidência de sangramento espontâneo (local ou sistêmico) atribuído ao Cartrophen Vet (HANNON et al., 2003).
CARTROPHEN VET NÃO TEM UM EFEITO GLOBAL NO SISTEMA DE COAGULAÇÃO?
Após a injeção intravenosa em bólus do pentosano polissulfato no modelo de sangramento de orelha de coelho, um efeito hemorrágico mínimo, mas significativo, foi observado com 3 a 5 vezes a dose recomendada de Cartrophen Vet. O pentosano polissulfato em humanos e animais de laboratório mostra um leve efeito anticoagulante que está entre um sexto e um décimo da potência de heparina. No entanto, o pentosano polissulfato é um ativador potente do sistema fibrinolítico, pois estimula a liberação do ativador do plasminogênio tecidual do endotélio. O resultado do pentosano polissulfato nessas atividades é a dissolução de trombos em vasos sanguíneos sem um efeito anticoagulante acentuado. Por isso, o pentosano polissulfato, diferentemente da heparina, não exibe uma alteração global do sistema de coagulação sanguínea (MAFFRAND et al., 1991).

CONTATO

Preencha o formulário ou, se preferir, entre em contato através das opções abaixo.